Pedagogia do Violino: Domínio Técnico

Robert Gerle afirma que é essencial aprender corretamente os fundamentos básicos da técnica do violino. Mas não basta apenas aprendê-los, é de igual importância saber o que fazer com esta habilidade, como mantê-la, desenvolvê-la, e como aplicá-la ao serviço da performance e interpretação musical.

Ivan Galamian afirma que uma técnica completa é o desenvolvimento de todos os elementos da habilidade violinística ao mais alto nível, o domínio completo sobre todas as potencialidades do instrumento.

Carl Flesch assegura que, após aprender uma passagem, o fato de pensar conscientemente nos movimentos individuais envolvidos, ou refletir sobre a constituição de tal passagem durante a performance, na maioria dos casos resulta em colapso “motor”. Segundo Flesch, durante a performance de uma obra, é importante que não haja preocupação referente a detalhes que possam não estar ainda tecnicamente perfeitos. Contudo, sugere que tais detalhes sejam marcados nas margens da partitura, para mais tarde estudá-los. O autor faz a seguinte afirmativa sobre domínio técnico: “Completo domínio sobre dificuldades técnicas em performance pública exige um elevado grau de auto-controle no que concerne à supervisão do grau de velocidade dos movimentos envolvidos. É também muito aconselhável olhar para qualquer exercício técnico como um estudo sonoro ao mesmo tempo.” Flesch afirma ainda, que o meio mais eficiente para se alcançar um grau significante de segurança técnica, no que diz respeito à mudança de posição, é usar consistentemente notas intermediárias nas mudanças.

+55 84 9669.6653       O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.